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"Ao fundo sou eu, mas será verdade / que sou? O fundo é que me inventa? / Terei mesmo essa identidade / feita de tinta apenas?" Palavras que respiram por Miguel Marvilla

domingo, 14 de dezembro de 2014

Comentários sobre a Prova de Redação do PS/UFES 2015 (Parte 1)



Mais uma vez, a Banca Examinadora de Redação do Vestibular da UFES acrescenta um gênero discursivo que desconstrói o trabalho docente e discente apenas com o "famigerado" tema, como tem sido ainda a práxis de alguns professores em cursinhos preparatórios. Debater em sala de aula os temas atuais torna as aulas bem interessantes, como também fortalece e mesmo forma opiniões dos jovens brasileiros. Por outro lado, é importante que se faça um trabalho ao longo da formação estudantil com a prática de variados gêneros discursivos. Na prova deste ano, propôs-se a produção de três gêneros de texto, a saber: um panegírico, uma narrativa e uma descrição.

Vamos passo a passo:

O panegírico, como se lê no comando da primeira questão da prova, é um discurso elogioso a alguém ou a algo. Os textos de apoio da coletânea estabelecem as diretrizes para a depreensão do tema: os valores éticos na sociedade. Ora, em primeiro lugar, o candidato precisaria pensar sobre o desenvolvimento do tema, simulando uma situação contextualizada de elogio a alguém, cuja conduta representasse valores irrepreensíveis, ou observando, da realidade atual, situações que espelhassem a retidão, a honestidade, a bondade ou qualquer outra virtude adquirida que não fosse pautada pelo valor de troca do mundo capitalista. Como há, em nossa sociedade, pessoas ou situações que merecem elogios por causa de atitudes e comportamentos ilibados, a variedade temática da questão vai desde a devolução de uma carteira recheada de dinheiro ao dono até a atuação daquele cidadão dignitário que faz ou fez diferença na humanidade. A partir dessas nuances, os candidatos selecionariam, seja pela imaginação, seja pela observação do mundo, quaisquer ideias que atendessem ao tema. O panegírico, por sua vez, é um gênero proferido oralmente a partir de um texto escrito e apresenta alguns elementos estruturais: um orador (representante de um grupo ou de uma instituição, por exemplo), o vocativo (a plateia a que se dirige o orador) e uma situação em que o discurso é apresentado  (encerramento de ano em escola, homenagem em reunião de professores ou qualquer outro contexto). Geralmente, esse gênero é produzido em primeira pessoa do singular ou do plural. A questão, com valor maior na prova, será o fiel da balança, ou seja, determinará, por seu grau médio de dificuldade, o resultado do exame ou mesmo do processo seletivo. 

Continuamos na parte 2.

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