Quem sou eu

Minha foto
"Ao fundo sou eu, mas será verdade / que sou? O fundo é que me inventa? / Terei mesmo essa identidade / feita de tinta apenas?" Palavras que respiram por Miguel Marvilla

domingo, 14 de dezembro de 2014

Comentários sobre a Prova de Redação do PS/UFES 2015 (Parte 3)

Não é a primeira vez que a UFES propõe uma descrição em processo seletivo. Aliás, essa tipologia textual também faz parte de nosso cotidiano. Valem os sentidos, principalmente os físicos, para descrever um objeto, nesse caso um espaço cultural. O candidato poderia começar abordando a importância desse espaço para o desenvolvimento cultural de sua comunidade (rua, bairro ou cidade). Obviamente, além dos aspectos físicos, como dimensões, material, cores, entre outros elementos de sua arquitetura, também poderiam ser apresentados aspectos mais abstratos, como sua função, por exemplo, projetando-se um lugar de encontros, de aquisição de conhecimento e divulgação de variadas obras de arte, seja um parque, um jardim botânico, seja uma galeria de arte com sala de espetáculos e projeção de filmes. Nossa cidade tem alguns espaços culturais que poderiam servir de modelo para essa composição. No que diz respeito à estrutura de um texto descritivo, é bom lembrar que também a descrição deve seguir uma certa ordem no seu desenvolvimento: importância, função, aspectos físicos e aspectos mais abstratos. Evidentemente, qualquer outra sequência também poderia ser estabelecida. Entre as três questões, essa possivelmente foi a de menor grau de dificuldade, haja vista que existem lugares assim espalhados por nosso país. Também aqui o candidato poderia usar modelos do mundo real ou da própria imaginação.

Em suma, as três propostas ofereceram oportunidades de pensar por escrito. Parabéns aos candidatos e sucesso nas provas específicas. Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário